Se você leu a frase acima com um certo questionamento, saiba que esta é uma verdade, no entanto, a solução é mais simples do que você possa imaginar.
O que é na verdade uma crença? Crença é tudo aquilo que acreditamos e que influencia toda a nossa vida e consequentemente as nossas conquistas. As crenças têm um imenso poder sobre nós, pois são carregadas de fé e emoção, portanto exercem muita influência na nossa vida. Crenças são opiniões e pensamentos que aceitamos e tomamos para nós, como nossa verdade absoluta.
Elas surgem da necessidade, que nós, enquanto seres humano temos, de nos sentirmos amados, aceitos, acolhidos. Elas advêm da necessidade de pertencer a um determinado grupo. Sem dúvida, todos nós carregamos heranças emocionais, que são as crenças que trazemos das pessoas que mais tivemos contato, com quem convivemos.
As crenças mais arraigadas são aquelas que adquirimos das pessoas que mais amamos, pois confiamos nelas, adotamos as suas impressões sobre dinheiro, sobre trabalho, sobre saúde, sobre casamento, sobre criar filhos, sobre felicidade, sobre Deus, sobre tudo.
Muitas de nossas crenças estão no profundo do inconsciente. Sendo assim, elas se tornam mais difíceis de serem identificadas, pois são invisíveis e transparentes à nossa percepção. Estão um pouco mais escondidas no inconsciente. No entanto, podemos examinar, modificar e reprogramar quaisquer tipos de crenças em qualquer fase da vida e ao longo da nossa existência.
Muitos passam a vida inteira condicionados por paradigmas e dogmas, que não fazem sentido algum, não despertam para a verdade da sua alma, a sua verdade. Não questionam as “verdades” que lhe foram impostas. Literalmente não têm clareza de como tomar o controle das suas vidas.
Veja se você:
- Sente que a sua vida não anda;
- Sente que já fez de tudo, mas seus ganhos nunca ultrapassam seus gastos;
-Não consegue atingir os resultados nos seus objetivos, por mais esforço que dispõe;
-Sente que seus relacionamentos são superficiais, não se sente realizado, realizada.
-Não consegue ter uma conexão com o Criador, com Deus;
- Sente que não merece ou que nunca vai conseguir viver com riquezas e prosperidade.
- Não consegue se divertir, se conectar com a alegria;
Se alguma dessas frases fizeram sentido para você, é bem provável que você possui, crenças que estão te limitando nesta área da vida. Faça uma análise da sua vida, em todas as áreas e veja os resultados que vem tendo. Resultados não mentem! Analise seus resultados em cada uma dessas áreas da vida, minuciosamente:
-1 Desenvolvimento pessoal;
-2 Trabalho e carreira;
-3 Finanças;
-4 Saúde;
-5 Contribuição social/Doação;
-6 Relacionamento amoroso;
-7 Vida social e amigos;
-8 Família;
-9 Casa e ambiente;
-10 Hobbies e lazer;
-11 Emoções/ Equilíbrio emocional;
-12 Espiritualidade;
Nenhum desses setores pode ser negligenciado, para que você se sinta realizado. Para isso é preciso identificar quais áreas devem ser trabalhadas. Se você está se perguntado: Como saber onde tem crença me limitando, em qual área devo trabalhar? Uma maneira fácil de saber onde você está se limitamando, é basicamente, avaliando o nível de satisfação que você tem em cada área da sua vida. Volte aos 12 tópicos acima e faça sua análise.
Se os seus resultados não condizem com o desejo do seu coração, não estão se acordo com o que você gostaria, talvez seja a hora de reconhecer, que os seus condicionamentos antigos e velhos padrões precisam de mudança. Traga à consciência as velhas crenças que te limitam, e comece a substituí las por novas e fortalecedoras crenças.
Adriane Moreira
Psicoterapeuta, Reprogramadora Emocional e de Crenças