Ansiedade é uma resposta natural do organismo a situações que enfrentamos como ameaçadoras, estressantes ou desafiadoras. É uma emoção normal e saudável que pode ajudar a nos prepararmos para enfrentar desafios, dificuldades ou perigos.
No entanto, em algumas pessoas, a ansiedade pode se tornar excessiva, persistente e desproporcional à situação, interferindo na qualidade de vida, nas relações interpessoais e no desempenho profissional ou acadêmico.
Essa ansiedade excessiva pode ser um sintoma de transtornos, como o transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobia social, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros.
A ansiedade é um sentimento de apreensão, medo ou nervosismo que pode ser experimentada por qualquer pessoa, em qualquer fase da vida. São diversos os fatores que podem levar a uma uma disfunção, como a preocupação demasiada com um problema, a necessidade de falar em público, insegurança em relação ao futuro, conflitos pessoais, profissionais ou financeiros. Ou por quaisquer outras situações que causem insegurança ou medo, como uma doença grave ou um acidente.
Portanto, é natural e inerente ao ser humano e pode ser desencadeada por uma situação específica ou apenas por um pensamento.
É absolutamente normal ficar ansioso antes de um exame ou de um evento importante. A ansiedade é um sinal de que estamos prestando atenção às coisas que nos importam ou que queremos fazer o nosso melhor.
No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva ou se mantém por um longo período, ela pode se tornar um problema. Nestes casos, é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde mental.
Os sintomas da ansiedade são diversos, podendo ser físicos ou emocionais. O que devemos ter em mente é que há sempre uma causa inicial.
Estes sintomas podem variar de pessoa para pessoa, veja alguns dos mais comuns:
- Sensação de aperto no peito
- Respiração ofegante
- Tremores
-Sensação de que algo ruim está prestes a acontecer
- Preocupação excessiva
- Insegurança
- Medo
- Suor
- Náuseas
- Vertigens
- Tontura
- Dor de cabeça
- Palpitações
- Tensão muscular
- Insônia
- Ansiedade generalizada.
Entenda que nada acontece por acaso e através da Lei de ação e reação - causa e efeito compreendemos que, existe algo além do físico (conflitos psíquicos) que se somatizam no corpo físico, daí os sintomas.
Nossos pensamentos são ferramentas que devem ser utilizadas ao nosso favor e não o contrário. No caso da ansiedade, a mente é dominada por pensamentos negativos e repetitivos. Isso significa que você pensou neles anteontem, ontem e vai pensar amanhã.
Pensamentos são mecanismos do processo da vida. Portanto, devem ser administrados com consciência. Você é a consciência que observa os pensamentos.
Sem dúvida, este é um transtorno que está relacionado, ao excesso de pensamentos sobre o futuro. O curioso é que muitos deles não vão se concretizar. Vale lembrar que, grande parte deles são negativos, sendo assim a resistência maior está em administrar esses pensamentos. É preciso limpar essa mente, reprogramar os pensamentos que passam por ela, para que possamos escolher os pensamentos que valem a pena alimentar.
Nossos pensamentos, enviam comandos para o cérebro e o cérebro controla a liberação de diversas substâncias químicas, como a dopamina, a serotonina, a noradrenalina e a acetilcolina. Essas substâncias químicas influenciam a atividade dos neurônios, modulando a intensidade e a duração das emoções.
Os níveis dessas substâncias aumentam de acordo com os pensamentos que alimentamos. É nesse processo que os sintomas aparecem. O cérebro produz químicas emocionais a partir de estímulos externos e internos.
Estímulos externos podem ser sons, cheiros, imagens ou sensações. Os estímulos internos podem ser pensamentos, memórias ou emoções. Estas químicas emocionais influenciam a maneira como cada pessoa sente e age.
Então o que fazer para reverter isso? Comece ajudando o seu corpo a fabricar dopamina, serotonina, oxitocina e endorfina que são os principais hormônios do prazer e bem-estar. Existem diversas formas, sendo que cada pessoa pode encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades. Algumas dessas formas são:
1. Respiração: A respiraçã é um dos meios mais eficazes para controlar a ansiedade. Quando estamos ansiosos, costumamos respirar de forma superficial, o que piora ainda mais a situação. Respirar de forma profunda e lenta ajuda a acalmar a mente e o corpo.
2. Visualização: A visualização é uma técnica muito poderosa para controlar a ansiedade. Pois no estado ansioso, temos a inclinação a nos focar naquilo que nos causa medo ou preocupação. Ao invés disso, procure visualizar uma imagem de um lugar calmo e tranquilo, se veja nesse ambiente de paz e respire profundamente por alguns segundos, soltando o ar lentamente. Isso ajudará a acalmar a mente.
3. Autocontrole: O autocontrole é uma habilidade importante para gerir a ansiedade. Quando estamos ansiosos, tendemos a agir de forma impulsiva e não racional. Ao aprender a controlar os impulsos, podemos agir com a razão e consequentemente, controlar a ansiedade.
4. Relaxamento: O relaxamento é uma técnica muito eficaz para acalmar a mente e o corpo. Quando estamos ansiosos, tendemos a ficar tensos e rígidos. Ao relaxar o corpo, podemos acalmar a mente e diminuir a ansiedade.
5. Exercícios físicos: O exercício é um ótimo aliado para controlar a ansiedade. Quando estamos ansiosos, costumamos ficar inquietos e agitados. Ao praticar exercícios físicos, podemos acalmar a mente e o corpo.
6. Alimentação saudável: A dieta também é um fator importante para controlar a ansiedade. Quando estamos ansiosos, tendemos a comer de forma errada. Ao ter uma dieta saudável, podemos acalmar a mente e o corpo.
7. Dormir bem: o sono é um dos principais fatores para controlar a ansiedade. Quando estamos ansiosos, costumamos ficar inquietos e não conseguir dormir. Ao ter uma boa noite de sono, podemos acalmar a mente e o corpo.
8. Oração- A oração pode ajudar uma pessoa a se sentir conectada a algo maior do que ela mesma, o que pode trazer uma sensação de paz e significado. Isso pode ajudar a aliviar sentimentos de isolamento e solidão que muitas vezes acompanham a ansiedade. Além de ajudar a pessoa a expressar gratidão por coisas boas em sua vida, aumentando o sentimento de fé e esperança.
9. Evitar o estresse: O estresse é um dos principais causadores da ansiedade. Por isso, é importante tentar evitar situações estressantes na vida.
10. Ter uma rotina: Tendo uma rotina é mais fácil lidar com a ansiedade. Quando estamos acostumados com as coisas, elas nos parecem menos estressantes.
11. Aceitar as mudanças: Mudanças quase sempre é um fator estressante. Quando as coisas não saem do jeito que esperamos, podemos ficar ansiosos. Por isso, é importante aprender a aceitá-las sem expectativas.
A ansiedade pode ser um sinal de que algo está errado. Por isso, é importante fazer uma avaliação da vida e procurar por soluções para os problemas. Se a ansiedade está prejudicando a qualidade de vida, é imprescindível buscar ajuda. Existem vários tratamentos disponíveis para a ansiedade, um deles é a psicoterapia.
Siga estas dicas para controlar a ansiedade, lembre de que é importante que se Identifique os fatores que a desencadeiam. Procure praticar técnicas de respiração e atividades de relaxamento, mantenha uma alimentação balanceada e saudável, pratique exercícios físicos regularmente, evite o consumo de açúcar, álcool e drogas, pratique meditação diariamente, busque meios de organizar tarefas para diminuir a sensação de estresse e evite se comparar com outras pessoas.
Resumidamente ansiedade é um sentimento normal que pode ser útil em algumas situações, mas que pode se tornar um problema quando se torna excessiva ou crônica. Há várias maneiras de aceitar a ansiedade e lidar com ela de forma saudável. É importante reconhecer que todos nós temos ansiedade em algum grau, que é normal sentir medo ou nervosismo diante de determinadas situações.
No entanto, é de fundamental importância, buscar ajuda profissional quando a ansiedade se torna um problema. Entenda que, para tratar a ansiedade é preciso tratar as emoções, observando conjuntamente, questões físicas e biológicas . Procure um profissional caso haja uma disfunção.
Com Amor
Adriane Moreira Psicoterapeuta